Reflexões importantes sobre os sistemas de envidraçamentos que não utilizam roldanas. Confira

Reflexões importantes sobre os sistemas de envidraçamentos que não utilizam roldanas. Confira.
Sumário

Existem alguns sistemas de envidraçamentos que optaram em eliminar as roldanas. Por isso é importante explicar o motivo pela qual a Reiki prioriza o uso de roldanas para abrir as lâminas de vidro, acompanhe nosso artigo!

Como marca pioneira em soluções para sistemas de envidraçamentos, é fundamental a Reiki acompanhar as tendências mundiais nesse segmento.

O Diretor da BBa, Fernando Baumann, por sua experiência e dedicação faz questão de estar presente em todas as oportunidades em que profissionais dessa área apresentam novas invenções do ramo: “Conhecemos o sistema sem roldanas (ou sistema por atrito) em uma feira importante em Madri, na Espanha, no ano de 2014. Num primeiro momento achamos o conceito interessante e nos aprofundamos para entender melhor do que se tratava.”

Logo após a visita ao stand da empresa expositora do sistema, seguimos adiante visitando outros stands. Para grande parte dos presentes foi questionado sobre o que achavam do sistema sem roldanas, e todos foram categóricos em afirmar que não há no ramo da mecânica qualquer possibilidade de deslizamento adequado por atrito, a não ser com uso frequente de algum lubrificante.

Neste tipo de sistema é importante ficar claro que a suavidade do manuseio das lâminas ao abri-las está ligado diretamente a frequência desta lubrificação, o que não é adequado para uso habitual.

Existem também o deslocamento por indução magnética, mas por se tratar de um assunto mais detalhado, não cabe aqui no momento.

Em 2016 e 2018 na Alemanha, na maior e mais importante feira do segmento de esquadrias, não houve qualquer exposição relevante do sistema sem roldanas, o que demonstrou a timidez frente ao mercado mundial.

Uma das principais justificativas para o uso deste sistema é a quase nula necessidade de manutenção, o que é procedente. Mas em comparação a qualidade do sistema de deslizamento por roldanas (o atual da Reiki), torna-se também quase ínfima a necessidade de manutenção.

Na Reiki o índice de manutenção do sistema de roldanas está abaixo de 1%, outro ponto relevante é que ele não precisa de lubrificação. Já o sistema por atrito necessita periodicamente da lubrificação para poder manusear sem dificuldades.

Outra abordagem do sistema sem roldana diz respeito ao apoio apenas na parte de baixo como sendo uma vantagem, o que é improcedente, pois no sistema com roldanas há uma melhor distribuição do peso da folha em seus quatro pontos de apoio, trazendo maior conforto e deslizamento ao produto.

Importante afirmar que os quatro pontos de apoio representam uma área mínima de contato entre roda e trilho, diferente do sistema sem roldanas, que o apoio é toda a extensão da folha.

Vale também destacar sobre a geometria das obras. O sistema por atrito foi desenvolvido para o mercado espanhol, onde a maioria das sacadas são pequenas e retas, eventualmente com um ângulo de 90°.

Já aqui no Brasil as sacadas são de grandes dimensões e sinuosas, com longos trechos de deslizamento de folhas e emendas de perfis. A Reiki já está a 20 anos no mercado com produtos de terceira geração, perfeitamente adequados à realidade nacional.

Como última análise comparativa, não há no mercado nenhuma esquadria de alumínio ou de vidro que deslizam sem ser por roldanas. A roda, esta invenção extraordinária, ainda não encontrou substitutos a altura.

Entendemos que a evolução do produto é uma consequência das exigências de mercado e da disputa entre empresas concorrentes, o que é muito saudável.

A engenharia da Reiki acompanha o que há de melhor e mais atual em desenvolvimento ao redor do mundo, não desconsiderando qualquer possibilidade de rompimento de paradigmas técnicos e conceituais, bem como respeito às demais empresas do mercado.

Em razão do texto acima a Reiki não considera a possibilidade de produzir sistema com deslizamento por atrito, apesar de possuir patente de um modelo híbrido.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of Reiki América
Reiki América

A Reiki foi pioneira ao trazer para o Brasil o sistema de envidraçamento de sacadas com abertura total, atendendo a uma crescente demanda por ambientes fechados e seguros. Isto foi no ano de 1997 e aquele local ora pouco aproveitado transformou-se em espaço gourmet e área preferencial de convivência das famílias.